terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Clube de Leitura- "Livro, um amigo para partilhar contigo"

Iniciámos o Clube de Leitura com as turmas do 4ºano de escolaridade e a avaliação destas primeiras sessões foi muito positiva.
O grupo de alunos  reúne regularmente na biblioteca escolar, em circulo, para conversar sobre as suas experiências de leitura, apresentação de livros/textos, leituras em voz alta.
Pretendemos com esta atividade de partilha,  incentivar a leitura,  motivar para novas leituras, divulgar vários géneros de textos,  criar leitores críticos e educar para a cidadania.
O clube funciona em parceria com o professor titular de turma, sendo no início a seleção dos tipos/géneros de textos acordada com a PB: contos, notícias, crónicas, um capítulo de um livro, uma pequena peça de teatro, um artigo científico simples.
Nas sessões futuras devem ser os alunos a escolher os seus próprios livros/ textos.
O clube é mediado pela professora bibliotecária e/ou professor titular de turma.


Os direitos do leitor foram um dos assuntos de que falámos nestas sessões e que proporcionaram um clima de abertura à partilha de leituras de livros que não gostaram de ler, que não concluíram...
Os alunos perceberam que  o Clube de Leituras não se destina apenas a leituras do seu agrado ou obrigatórias, mas também podem manifestar o seu sentido crítico.

Sem comentários: