segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Feliz 2014!

A todos os leitores deste blogue desejo!

Zélia Pereira Santos

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Estrelas - projeto Eco-Escolas

No âmbito do projeto Eco-Escolas foi lançado aos Encarregados de Educação o desafio da construção de Estrelas apenas com materiais reciclados.
As Estrelas foram expostas e o resultado é o que se pode ver nestas fotos.

Parabéns pelos trabalhos realizados!

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Estação do Livro 2013 - Ateliê Ritmo, rima e enigma - Adivinhas?

Realizou-se hoje a ultima atividade da Estação do Livro de 2013, promovida pela Biblioteca Municipal do Seixal: Ateliê Ritmo, rima e enigma - Adivinhas? 

As atividades de adivinhações possibilitam a aprendizagem da língua escrita de forma lúdica e com prazer por serem textos curtos e de fácil memorização.

Exercitam os alunos a refletir, formular hipóteses e concentrarem-se na forma convencional da escrita das palavras.
A atividade iniciou-se com uma adivinha simples, tendo a partir daí alguns alunos partilhado as adivinhas que conheciam.
Os alunos foram depois divididos por pequenos grupos, com uma adivinha para solucionar colocando varias hipóteses.
Ilustraram depois com lápis de cera de uma adivinha por grupo. Mostraram os trabalhos realizados.
Contacto ainda com vários livros sobre o tema.

Fonte: Biblioteca Municipal do Seixal

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Estação do Livro 13 - HORA DO CONTO:Os Barrigas e os Magriços

 Hoje tivemos na Biblioteca Escolar uma atividade promovida pela Biblioteca Municipal do Seixal, no âmbito da Estação do Livro 2013.
A Susana e a Luísa trouxeram-nos na HORA DO CONTO, Os Barrigas e os Magriços um conto escrito por Álvaro Cunhal, com lustrações dos alunos do pré-escolar das escolas do Fojo, Quinta do Amparo e Major David Neto
O conto infantil “Os Barrigas e os Magriços” foi escrito por Álvaro Cunhal, num tempo em que, apesar de se encontrar fisicamente debilitado, falho de vista, teve força, vontade e o talento para, a pedido de um grupo de professores, imaginar um Portugal de Abril contado às crianças e graúdos.
Os Barrigas e os Magriços” pretende retratar figuras de um país antigo, com desenhos simples, em língua miúda que desafia a memória e a imaginação.

Este conto infantil que narra a história sobre os acontecimentos que levaram ao 25 de Abril. Conta a história dos Magriços – personalizam as classes mais desfavorecidas, que levavam uma vida de miséria e eram explorados, perseguidos e oprimidos pelos Barrigas, que representam a classe opressora que controlava o poder.

Esta história conta a luta travada pelos Magriços, que cansados da opressão e da fome, resolveram tomar o poder nas mãos e criar uma sociedade mais justa e mais solidária. Relata a busca de liberdade e a batalha pela partilha justa dos meios de produção.


Nota bibliográfica da obra: CUNHAL, Álvaro (2009).Os Barrigas e os Magriços. Portimão: Junta de Freguesia de Portimão.

Autor
Álvaro Barreirinhas Cunhal nasceu em Coimbra a 10 de Novembro de 1913. Líder histórico do Partido Comunista Português, desempenhou funções de Secretário- geral durante 31 anos. Ficou conhecido pela sua dimensão política, revolucionária, intelectual e humana, destacando-se na história do século XX na luta, ao lado de outros resistentes anti-fascistas, contra a ditadura e o fascismo. Esteve preso por três vezes. Morreu a 13 de Junho de 2005.

Fonte: Biblioteca Municipal do Seixal 

Encontro de novos Professores Bibliotecários

Foi uma honra ter sido anfitriã do Encontro dos novos Professores Bibliotecários, dos concelhos de Almada e Seixal, que ontem se realizou nesta Biblioteca Escolar, dinamizado pelo coordenador interconcelhio,  Dr João Proença. 
Os colegas quiseram inteirar-se do funcionamento desta biblioteca de escola do 1º ciclo, de algumas práticas implementadas e que têm resultado bem. Visitaram também o nosso Laboratório e foi com muito interesse que conheceram as atividades de parceria que desenvolvemos.
A manhã continuou com trabalho de grupo e análise de alguns documentos e legislação, relativos às Bibliotecas Escolares.
Mais noticias em "Bibliotecas, tecnologias e aprendizagens





quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Clube: Era uma vez...com ciência!

"Era uma vez...com ciência"  acontece semanalmente como Clube, e tem como propósito desenvolver atividades experimentais utilizando leitura de livros/ textos, efetuar atividades de pesquisa na biblioteca e  realizar experiências no laboratório, através do ensino não-formal das ciências. 
Cabendo à biblioteca escolar promover o gosto pela leitura de livros, a cultura científica e tecnológica e possibilitar momentos de experimentação.

Estão inscritos 80 alunos, que vão alternando em pequenos de 12 alunos cada. 
        Nas primeiras sessões o tema foi  “O que se observa nas poças de maré"
Partimos da leitura de um excerto do livro A menina do Mar, Sophia de Mello, visualizámos fotos de visita de estudo, realizada no anterior, na qual foi efetuada recolha de pedras conchas, algas, pedras, lapas, mexilhão...em baldes com água salgada. A recolha permaneceu no laboratório ao longo de todo o Verão. A água evaporou e formaram-se cristais de sal.
Os alunos observaram, formularam hipóteses, pesquisaram.



Workshop de Furoshiki

Foi com muito interesse que as participantes aprenderam a arte do Furoshiki.
No final receberam certificado de participação.



terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Estação do Livro - Livros miniatura para todos!

Realizou-se hoje uma sessão para os alunos do 4ºB, no âmbito do projeto Livros Miniatura para todos!
João Lizardo apresentou uma Mostra de Livros Miniatura, com diversos volumes representativos destes curiosos objetos, que despertaram um fascínio especial nos alunos. 
Ao longo da História, por outro lado, os Artistas Plásticos sempre viram nos Livros Miniatura a possibilidade de explorar materiais e formatos novos ou invulgares. 
Esta acção de formação articula as duas dimensões: a pedagógica e a artística. 
 No final deixou como proposta a elaboração pelos alunos de livros miniatura, explicou como fazer e deixou com a prof. Carla alguns dos materiais necessários. 
Estes livros serão futuramente expostos na Biblioteca Municipal do Seixal.
Para saber mais sobre LivrosMiniatura
clique em: LivrosMiniatura

domingo, 1 de dezembro de 2013