quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Irmãos Grimm - há 200 anos o 1º conto!

Google comemorou hoje o bicentenário da publicação do primeiro conto em conjunto pelos irmãos Grimm.
Clique para ver:

Capuchinho Vermelho

Segurança na INTERNET- uma boa prática

Nas escolas da Freguesia Corroios pelo 3º ano consecutivo, os agentes da Escola Segura -PSP, Franclim e Gomes, dedicam-se à formação para o uso seguro da Internet, dos alunos do 3º ano de escolaridade.



Assisti a duas sessões e verifiquei que os alunos participam com muito interesse, nesta atividade de sensibilização. O facto de serem os elementos da Escola Segura, que trabalham com a escola regularmente noutras ações, que são profissionais ligados há segurança dos cidadãos, contribui sem dúvida para o sucesso desta iniciativa.
Os agentes recorrem a uma apresentação em PPT, onde os alunos reconhecem e identificam os símbolos da internet e das redes sociais.
Mostram depois um filme baseado num caso real, de uma aluna sensivelmente da idade deles, onde lhes é explicada a importância da nossa privacidade, como algo precioso que devemos proteger. 

Explicam aos alunos a importância da utilização de um nickname que não os identifique.
Passam depois um filme de vídeo de animação, realizado por alunos do sexto ano, onde familiarizam e explicam o significado dos termos mais utilizados na Internet, (password, palavra-passe, nickmame, cavalo de tróia, warms…). 
A sessão termina com um jogo, para consolidar a aquisição de conhecimentos.
Na despedida os agentes da Escola Segura colocam sempre aos alunos uma pergunta: “quem tem Facebook?” - levantam-se sempre vários braços no ar. O agente coloca uma segunda pergunta: “Quem vos inscreveu no Facebook?”- eles respondem que foi a alguém da família.
Os formadores esclarecem,alertam para um facto muito importante: o uso do Facebook é apenas para jovens com mais de 14 anos!
Perante este cenário eu deixo aqui uma questão: Não deveriam os adultos também ter uma formação de utilizadores, para uso responsável das redes sociais?


sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Portugal acima da média na leitura no 4.º ano




11 de Dezembro, 2012O Jornal Sol publicou no dia 11 de dezembro um artigo  sobre leitura em Portugal de Margarida Davim

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Histórias com Direitos - José Fanha

José Fanha esteve na nossa biblioteca, no dia 12 de novembro à tarde, sendo o tema do encontro "Histórias com Direitos". Leu, declamou e respondeu às muitas questões dos alunos.
Falou-se de Direitos da Criança.
Participaram as turmas do 3ºC e 3ºD da EB Alto do Moinho, do 4ºB da EB Qtª da Cabouca e 4ºA da EB Vale de Milhaços 1.
É sempre muito bom ter o José Fanha na biblioteca.

Histórias com Direitos - António Torrado

No dia 12 de novembro tivemos na nossa biblioteca o escritor António Torrado, ainda no âmbito das Histórias com Direitos.
Participaram neste encontro com o autor os alunos do 3º A e do 3ºB da EB Alto do Moinho e do 3ºA da EB Qtª da Cabouca.
A sessão e os trabalhos realizados foram registados em vídeo pelo IAC (Instituto de Apoio à Criança).




segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Histórias com direitos -Raquel Palermo

Hoje foi mais um dia de "Histórias com direitos"!
Desta vez tivemos connosco a escritora Raquel Palermo, autora da história "Uma -poça-quase-lago-quase-mar".
Participaram nesta sessão as turmas do 4ºD e 4º E, da EB Alto do Moinho e o 3ºB da EB Qtª da Cabouca. 
A representante do Instituto de Apoio à Criança (IAC), falou do trabalho que aí realizam e a autora dos Direitos das crianças, que nem todos os países respeitam.
Os alunos  colocaram algumas questões à escritora, que foram respondidas com muita doçura.
A autora gostou bastante dos textos escritos pelos alunos, em particular o final que encontraram para a "Uma-poça-quase-lago-quase-mar", tendo levado a compilação no livro que lhe oferecemos, assim como algumas ilustrações que os alunos carinhosamente lhe ofertaram.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Plano Bullying - Como apagar o bullying da escola

Realizou-se hoje a sessão com o psicólogo Luís Fernandes, autor do livro Plano Bullying - Como apagar o bullying da escola. Estiveram presentes alguns pais / encarregados de educação, professores, educadores, professoras bibliotecárias, representante da editora Plátano e os agentes da Escola Segura Franclim Camacho e Hugo Gomes. 
Todos os participantes assistiram de forma muito interessada, à apresentação do especialista desta temática tão actual e preocupante.
Trata-se de um assunto complexo, que exige uma resposta integrada por parte da família e da escola, no sentido de implementar medidas de prevenção e de intervenção. 
Assim, justifica-se um olhar mais atento e refletido sobre o bullying, pois manifestações de violência afetam os níveis de bem- estar, saúde e aprendizagem das crianças e dos jovens. 
No final os presentes colocaram algumas  questões, partilharam preocupações.
Para terminar o autor autografou alguns livros.   





quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Histórias com direitos - Augusto Carlos

Hoje tivemos connosco na biblioteca o escritor Augusto Carlos, um dos autores do livro Histórias com Direitos, acompanhado pela Drª Cláudia do Instituto de Apoio à Criança (IAC).
Mais uma vez falou-se de direitos das crianças. Os alunos das turmas do 4º ano ouviram com muito interesse o escritor, colocaram algumas questões que surgiram durante a leitura do livro e a abordagem dos Direitos das Crianças, na sala de aula.
Leram poemas que escreveram e declararam os seus direitos/desejos enquanto crianças.
As professoras destas turmas, Ana Rita, Carla e Clotilde, fizeram um excelente trabalho com estes alunos, na abordagem e reflexão do tema, nos trabalhos de escrita criativa e de expressão plástica realizados. Também as regras de comportamento, de educação, o saber estar com o autor, como e quando colocar questões... não foram esquecidas. 
O autor despediu-se satisfeito com a qualidade do encontro e a promessa de voltar. 

As imagens registaram os momentos que hoje se viveram. Ora vejam!
Já agora, podem deixar comentário...


quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Histórias com Direitos - Luísa Ducla Soares


Hoje foi um dia especial! 
Tivemos connosco a escritora Luísa Ducla Soares, uma das autoras do livro   "Histórias com direitos".
A acompanhar a escritora esteve uma representante do IAC - Instituto de Apoio à Criança.
Falou-se de direitos da criança,  de leituras, lengalengas,  leram-se textos com direitos escritos pelos alunos e contaram-se algumas histórias.
Nesta sessão estiveram presentes as turmas do 2ºA e do 2ºB da EB Alto do Moinho e o 2ºA da EB Qtª da Cabouca. Os nossos amigos da EB Vale de Milhaços, que estavam convidados não apareceram. Que pena!
Muitos foram os livros autografados pela autora com muita simpatia. Os direitos de autor revertem a favor do IAC.