terça-feira, 31 de maio de 2011

Bibliotequices do 2º período

Cá temos mais um Bibliotequices, a 2ª edição deste ano lectivo.
Nele podem ver divulgadas algumas das actividades desenvolvidas em articulação pelas Bibliotecas Escolares da Escola Básica do Alto do Moinho e a Escola Básica 2.3 de Vale de Milhaços.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

I Olimpíadas de História


A Escola Básica do Alto do Moinho participou nas I Olimpíadas da História, promovidas pelas Bibliotecas Escolares do Agrupamento, que decorreram no dia 25 de Maio e na qual estiveram envolvidos os três melhores alunos de cada turma de 4º ano.
As Olimpíadas decorreram na Biblioteca Escolar, tendo os conhecimentos e as competências adquiridos pelos alunos ao longo do ano lectivo, no âmbito da área curricular de Estudo do Meio, sido colocados à prova de forma lúdica.



Como preparação para esta actividade os alunos recordaram conhecimentos, através da exploração do CD-ROM, da Edições AUTOR, Histórias de Portugal, baseado em alguns episódios e lendas referentes à 1ª. Dinastia, o qual constitui um bom recurso didáctico para os alunos do 1º. Ciclo, para eventualmente, conhecerem melhor alguns acontecimentos da História de Portugal.




Os vencedores:



quinta-feira, 5 de maio de 2011

...de Joan Miró à Primavera de Vivaldi

No Jardim de Infância, na sala da Amizade,ao longo do segundo período realizou-se uma actividade integradora, em que se procurou a diversificação de meios, técnicas e materiais na vivência de situações artísticas quer de produção musical quer plástica.
A essência e o enquadramento das actividades realizadas eram os processos e as obras dos dois artistas Joan Miró e Antonio Vivaldi.
Das diversas experimentações plásticas e motoras realizadas, tendo a Obra de Miró como ponto de partida, destacamos a participação activa das famílias na pintura de réplicas de quadros à escolha de cada um em caixas de cartão, utilizadas como adereço no Desfile de Carnaval das Escolas da Freguesia de Corroios.

Era chegada a Primavera e pretendendo estimular a ligação à vida, com a arte em comparação expressiva com a realidade do nosso quotidiano, realizaram-se actividades de fruição/apreciação quer da natureza, quer da obra Primavera de Vivaldi. Seguiram-se diversas explorações musicais, plásticas e motoras, que culminaram com diferentes dramatizações ao som da Primavera de Vivaldi, com recurso às réplicas de Miró e a elementos que simulam o vitral (asteriscos, pontos, flores, pássaros, riachos, trovoada).


Orlandina Carreira

Educadora de Infância
JI do Alto do Moinho