Cá temos mais um Bibliotequices, a 2ª edição deste ano lectivo. Nele podem ver divulgadas algumas das actividades desenvolvidas em articulação pelas Bibliotecas Escolares da Escola Básica do Alto do Moinho e a Escola Básica 2.3 de Vale de Milhaços.
A Escola Básica do Alto do Moinho participou nas I Olimpíadas da História, promovidas pelas Bibliotecas Escolares do Agrupamento, que decorreram no dia 25 de Maio e na qual estiveram envolvidos os três melhores alunos de cada turma de 4º ano. As Olimpíadas decorreram na Biblioteca Escolar, tendo os conhecimentos e as competências adquiridos pelos alunos ao longo do ano lectivo, no âmbito da área curricular de Estudo do Meio, sido colocados à prova de forma lúdica.
Como preparação para esta actividade os alunos recordaram conhecimentos, através da exploração do CD-ROM, da Edições AUTOR, Histórias de Portugal, baseado em alguns episódios e lendas referentes à 1ª. Dinastia, o qual constitui um bom recurso didáctico para os alunos do 1º. Ciclo, para eventualmente, conhecerem melhor alguns acontecimentos da História de Portugal.
No Jardim de Infância, na sala da Amizade,ao longo do segundo período realizou-se uma actividade integradora, em que se procurou a diversificação de meios, técnicas e materiais na vivência de situações artísticas quer de produção musical quer plástica. A essência e o enquadramento das actividades realizadas eram os processos e as obras dos dois artistas Joan Miró e Antonio Vivaldi. Das diversas experimentações plásticas e motoras realizadas, tendo a Obra de Miró como ponto de partida, destacamos a participação activa das famílias na pintura de réplicas de quadros à escolha de cada um em caixas de cartão, utilizadas como adereço no Desfile de Carnaval das Escolas da Freguesia de Corroios.
Era chegada a Primavera e pretendendo estimular a ligação à vida, com a arte em comparação expressiva com a realidade do nosso quotidiano, realizaram-se actividades de fruição/apreciação quer da natureza, quer da obra Primavera de Vivaldi. Seguiram-se diversas explorações musicais, plásticas e motoras, que culminaram com diferentes dramatizações ao som da Primavera de Vivaldi, com recurso às réplicas de Miró e a elementos que simulam o vitral (asteriscos, pontos, flores, pássaros, riachos, trovoada).