quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Estação do Livro 2009 - "Ver e Olhar"

A Estação do Livro teve início a 16 e termina no próximo dia 27 de Novembro na Biblioteca Municipal do Seixal e em todas as escolas pertencentes à Rede de Bibliotecas Escolares, do concelho. São trinta e uma as escolas, onde decorrem um conjunto de iniciativas de animação e promoção da leitura, que vão desde encontros com autores, ateliês, mesas redondas, feiras do livro, exposições e workshops.
O destaque desta edição é o tema anual da Biblioteca Municipal: Ver e Olhar. É este o ponto de partida para as actividades que envolvem docentes e alunos, e que pretendem reforçar o olhar atento sobre a arte e a representação.

Actividades itinerantes realizadas na EB1/JI do Alto do Moinho:
  • Leitura Encenada "O Ponto"(Paula Fontes) - Pré -Escolar -Sala da Alegria e alunos do 1ºE;
  • "Não Faz Mal ser Diferente" (Mundo Brilhante) - alunos dos 2ºC, 2ºD e 2ºE;
  • Conto Tradicional (António Fontinha) - alunos dos 1ºA, 1ºB e 1ºC;
  • "Em busca de como somos únicos" (Associação Acrescer) -alunos do 4ºC;
  • Oficina "Transforma(-te)" (Gato que Ladra) - Pré -Escolar- Sala da Amizade;
  • "Natal Dell,Arte" (Bica Teatro) - alunos do 2ºB;
  • Oficina de Ilustração (Marc Parshow) - 3ºD.
Actividades que decorrem na escola:
  • Ateliê "Ver e Olhar" - Conhecer a arte contemporânea - pintura, escultura, azulejaria. Dinamizado pela ceramista Anabela Camelo e Prof. Bibliotecária. Destinatários: alunos dos 3º e 4º anos de escolaridade;
  • Ateliê "Ver e Olhar as pedras" - Dinamizado ceramista Anabela Camelo e Prof. Bibliotecária. Destinatários: alunos do Pré-escolar do 1º e 2º ano de escolaridade.
  • Semana da Cultura Científica - Comemoração do Dia da Cultura Científica e homenagem a Rómulo de Carvalho-Ateliê de Ciência. Dinamizado pela prof. Fátima Soares e pela Prof. Bibliotecária. Destinatários: todos os alunos.
  • Encontros com a escritora Lara Xavier - 3 de Dezembro de 2009- Destinatários: alunos dos 2ºA,2ºB,2ºC, 2ºD e 3ºA, 3ºB, 3ºC, 3ºD.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

O ciclo do mel, o ciclo do azeite, o ciclo do leite e o ciclo do pão...

No dia 13 de Novembro decorreu, como estava previsto, o lançamento da colecção “Onde vamos hoje?” com a presença das autoras Mariana Magalhães e Cristina Quental e do editor da Gailivro, Pedro Reisinho.
Houve grande adesão a esta iniciativa por parte das famílias, dos alunos e dos professores desta escola.
A exposição demonstrou todo o envolvimento que houve dos professores titulares de turma, a partir da leitura dos livros na biblioteca. A exploração destas obras permite um desenvolvimento infinito de actividades promovendo a interdisciplinaridade. Foram trabalhadas várias áreas curriculares e realizadas aprendizagens não só a nível da Língua Portuguesa, como de Estudo do Meio, da Matemática e das Expressões.
Temos mais uma árvore no pátio da escola, plantada no âmbito desta iniciativa e para qual contribuíram docentes e funcionários desta escola - uma oliveira.
Contámos com o apoio e a presença da Junta de Freguesia de Corroios, a Associação de Pais e a Direcção Executiva.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Lançamento dos Livros da colecção "Onde vamos hoje?"

No próximo dia 13 de Novembro pelas 18.00h, terá lugar nesta escola, a sessão de lançamento dos livros, “Ciclo do Mel”, “Ciclo do Pão”, “Ciclo do Azeite” e “Ciclo do Leite”,com a presença das escritoras Cristina Quental e Mariana Magalhães.

Os quatro livros que integram a nova colecção da editora Gailivro/Grupo Leya “Onde vamos hoje?”:


As bonitas ilustrações, são da autoria da Sandra Serra.
As autoras são educadoras de infância nos Açores e as obras são destinadas a alunos do pré-escolar e 1º ciclo.
Mariana Magalhães explicou em entrevista ao Jornal on line Açoriano Oriental(AO)que a ideia surgiu há algum tempo,quando resolveram dar umas aulas sobre o ciclo do mel, ciclo do leite e o ciclo do pão.
Fizeram uma pesquisa para ver se encontravam algum material para enriquecer as aulas e descobriram que não havia nada no mercado que as pudesse ajudar. Então resolveram pôr mãos à obra e fazer uns livros que pudessem contar um pouco dos ciclos e incluíssem algumas actividades.
Realizar-se-á uma exposição na escola, onde para além de trabalhos feitos pelos alunos, decorrentes da leitura,teremos expostos alguns objectos representativos da nossa tradição relacionados com os temas abordados nos livros.